domingo, 26 de junho de 2011

Frei Angélico Lipani

Frei Angelico Lipani                                
Nasceu em Caltanissetta, em 28 de dezembro de 1842 filho de Salvatore e Calogera Lipani Raitano. Foi batizado no dia de nascimento como Vincenzino Catedral. Foi o último de seis filhos, Pedro, Miguel Ângelo, Michele, e duas irmãs Teresa e Damiana. Na idade de seis anos, em 1849, foi confirmado pelo então Bispo Guttadauro.
 Formação
Freqüentou a escola local do Colégio dos Jesuítas chefiado pelo bispo de Caltanissetta Gruttadauro que o encorajou a continuar seus estudos religiosos. Inicialmente, no entanto, foi desencorajado pelos pais para seguir os passos de seu irmão Peter, que morreu prematuramente. Teve que aguardar a conclusão de 18 anos para inicar o noviciado na  Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Palermo, mudou-se quase imediatamente para o convento de Caccamo, lá ele completou o seu noviciado. Em 13 de outubro de 1861 recebeu o hábito franciscano como Frei Angelico. Em 1862, foi admitido e fez a  primeira profissão de fé em julho de 1863 com a idade de 23 anos. Em 01 de novembro 1862 foi nomeado diácono por Dom Mons Franco Agostino.
Maturidade
Em 1872 o Bispo Gruttadauro confia aos seus cuidados a Igreja do Santo Crucifixo, enquanto em 1874 ele foi contratado para ensinar as Cartas ao seminaristas da Diocese, cargo que ocupou por 35 anos. Entre os seus discípulos, alguns bispos e sacerdotes. Em 1877 , ele completou a reconstrução da Igreja Santo Crucifixo, que antes estava em condições miseráveis. Ele conseguiu, também, pela Santa Sé a declaração de "Igreja Franciscana", que depois de ter sido transformada em uma capela de hospital meramente civil,  antiga Igreja Franciscana, adjacentes ao convento dos Capuchinhos da rainha Margaret em Caltanissetta.  Mais tarde, em 1885, ele conseguiu comprar um terreno ao lado da Igreja de San Michele em Caltanissetta, onde, nos últimos anos com poucos recursos, começou o trabalho de re-fundação do convento dos Frades Capuchinhos, após a transformação do antigo convento no hospital antes e depois em ' Hospital Vittorio Emanuele II . Em 04 de dezembro de 1904 seus sacrifícios foram bem sucedidos com a inauguração do novo convento dos frades capuchinhos de Caltanissetta, junto à Igreja de St. Michael na área do calcário. Em setembro de 1912 ele teve que se aposentar por motivos de saúde na casa de seus pais, deixando o convento que havia fundado. Em 1914 recebeu o perdão do manendi Extra Claustra prefeito da Congregação das ordem realizada até à sua morte usou o hábito cappuccino.Em 16 de junho, pouco antes de sua morte, ele assinou o ato de erguer o Instituto da Cidade do Senhor organização sem fins lucrativos . Em 09 de julho de 1920, após oito anos de doença, morreu, levando a todos os cidadãos a um sentimento de grande vazio e imediatamente aplaudiu ruidosamente como o Homem Santo. Seus restos mortais repousam agora na Igreja do Santo Crucifixo, onde há 35 anos, na sala ao lado, tinha exercido o ensino de seminaristas
Em 1947, a pedido dos fieis, seus restos mortais foram transferidos do cemitério da cidade para o santuário do Senhor da cidade onde desde então esta em uma urna funerária e monumento dedicado a ele.

Frei  Angelico Lipani com o discípulo e as freiras e meninas da comunidade das Irmãs Franciscanas do Senhor

Frei Angelico Lipani é conhecido por seu trabalho de caridade, fortemente apoiada e defendida ao longo dos anos. O Instituto nasceu para ajudar meninas órfãs e os mais pobres, privados de meios de subsistência, Em 15 de outubro 1880 , começa o trabalho de assistência e cuidados de meninas órfãs e abandonadas aos pobres Igreja do Santo Crucifixo . Em 1891, em 1892, dois desastres de mineração ocorreu nas proximidades de Caltanissetta, pediu-lhe para prestar assistência e educação para meninas órfãs de pai e, portanto, que necessitam de assistência. O ambiente pobre é usado ​​no embrião do que será ao longo dos anos a construção da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor . A congregação viu o seu nascimento oficial em 04 de outubro 1889 com um certificado de aprovação pelo Bispo Senhor Inácio Instituto do Zuccaro. Em 05 de abril 1896 foi nomeado o primeiro Superior Irmã Verônica, irmã Claire e Irmã Angélica, Mestra das Noviças e Tesoureiro, respectivamente, e Frei Angelico como diretor do instituto. Organizou e tornou-se o promotor da Ordem Terceira Franciscana, suas obras foram reconhecidos pelas autoridades civis, obtendo assim uma ajuda econômica estável da cidade de Caltanissetta. Caltanissetta tem tido ao longo dos anos, a fundação de três conventos dos Capuchinhos. O mosteiro segundo nasceu em 1580 na aldeia de Pigna, o terceiro mosteiro foi refundado graças à Angelico, a 08 de dezembro de 1885 comprou um monte de terra no Sallemi terra da igreja adjacente de San Michele fora dos muros. anexado à igreja havia um hospital de pequeno porte usado pela Cúria local, como um seminário de verão para o clero secular. A igreja de San Michele foi construída em 1625.
 Escritos e Ensino
Fundou e dirigiu a revista : "O despertador do terciário franciscano", que abordam temas da vida cristã, evangélica e franciscana, dirigida a todos os fiéis, especialmente os da Ordem Terceira Regular de São Francisco.
Escreveu três livros sobre gramática latina:
Epítome latino de construção - Caltanissetta Tipografia do Progresso 1881,
Elementos da América prosódia - Caltanissetta, 1888,
Gramática Latina para o uso de ginásios - Caltanissetta Ed Ricci, 1899.
Entre seus discípulos incluem três bispos: Giambra Mons, Mons Mons Scarlata e Capizzi, bem como um  professor de Patologia Médica da Universidade de Roma Professor Gangi, e várias figuras de sacerdotes e leigos. Em 18 de Janeiro de 1997 foi pedido pelo postulador Padre Paolino Rossi, e pelas Irmãs Franciscanas do Senhor da cidade o pedido para a abertura do processo diocesano de canonização do Padre Angelico Lipani ao Bispo Alfredo Maria Garsia . Então, em agosto do mesmo ano o Bispo nomeou censores teólogos sacerdotes Carmelo Carvell, e Massimo Naro para examinar os escritos e da ortodoxia do mesmo Padre cappucino. Em seguida, ocorreu a abertura oficial do processo em 11 de outubro de 1997 com o estabelecimento dos juízes do Tribunal Eclesiatico , o tribunal em 86 sessões, coletou depoimentos de 55 testemunhas. De investigação subsequentes, feito por uma comissão especialmente nomeada histórica do bispo, avaliaram os documentos encontrados, escrito pelo mesmo monge Capuchinho.
" Fonte - Wikipédia Itália " 

Nenhum comentário: